logo

Polaris Engenharia

A Polaris Engenharia e Tecnologia é uma empresa que atua nas áreas: engenharia elétrica, engenharia de segurança do trabalho, infraestrutura de rede, cabeamento estruturado, servidores e atendimento ao usuário final.

(061) 98116-2746

Siga-nos:

 

Serviços

Engenharia Elétrica

Engenharia Elétrica

a

Projetos Elétricos

Projetos elétricos em geral em plataforma BIM (Building Information Modeling), é o novo conceito quando se trata de projetos para construções.

 

Os modelos gerados pela plataforma BIM são uma construção virtual do objeto arquitetônico. Graças a essas construções disponibilizadas nos diversos estágios do projeto, é possível quantificar, planejar, coordenar e recuperar informações a qualquer momento da vida do empreendimento e, ainda, verificar interferências, testar alternativas de projeto e ensaiar o comportamento do modelo sob a ação de diversos agentes.

Laudos SPDA

O Laudo de inspeção do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA é o documento técnico das inspeções e medições realizadas no Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas e no sistema de Aterramento Elétrico da empresa com a finalidade de verificar a conformidade com a Norma Técnica Brasileira ABNT NBR-5419 e a NR10. Vale ressaltar que a recomendação é de que tal estudo não seja mais efetuado como os terrômetros DC usuais, devido ao fato destes apresentarem um grande desvio entre resistência de aterramento e a real impedância de aterramento, esta sim, apresentada durante a falta ou descarga.

 

A recomendação corre para a utilização de alicates terrômetros tipo “scaners”, que aplicam um sinal alternado de varredura, verificando o real comportamento do sistema de aterramento quando se é inserido uma onda alternada, levantando-se assim, a impedância de aterramento, o que eleva a confiabilidade da medida consideravelmente. A NR10 estabelece a obrigatoriedade das empresas se municiarem de documento técnico que ateste a conformidade das suas instalações elétricas com as normas de segurança. (Item 10.2.4.b)

 

As inspeções e ensaios para emissão deste laudo devem ser executados segundo os objetivos, métodos e periodicidade prescritos na norma da ABNT para a proteção das estruturas contra descargas atmosféricas (NBR 5419).

a

Laudo Elétrico

Laudos de Instalações Elétricas

É o termo utilizado para designar o Laudo Técnico das Instalações Elétricas. O Laudo elétrico é um tipo de laudo pericial que trata dos aspectos técnicos envolvidos numa instalação elétrica. O Laudo Elétrico é atualmente exigido no Brasil por diversas instâncias do poder público, por certificadoras e por companhias de seguro para atestar a conformidade das Instalações Elétricas residenciais, comerciais e industriais.

 

Alguns dos órgãos que podem exigir um Laudo Elétrico são: – Ministério do Trabalho e Emprego, através da sua norma regulamentadora NR-10 – Corpo de Bombeiros – Prefeitura Municipal – Certificadoras ISO 18000 – Seguradoras. O Laudo Elétrico deve ser emitido por um Engenherio Eletricista ou um Técnico em Eletrotécnica com base em inspeções e medições realizadas nas instalações elétricas, à luz dos requisitos estabelecidos pelas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

As normas mais comuns que devem ser objeto de confrontação são: NBR 5410, NBR 14039, NBR 5413, NBR 5419. Um Laudo Elétrico só tem validade legal se assinada por Engº Eletricista ou Técnico em Eletrotécnica registrado no CREA e houver o recolhimento de uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica junto ao [CREA] – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. Como trata da Segurança que pode afetar a vida e o patrimônio das pessoas e empresas, apenas profissionais com larga experiência devem emitir um Laudo. Um Laudo Elétrico deve considerar os aspectos técnicos (conformidade com as normas técnicas), jurídicos (Leis e normas), de proteção contra incêndio e de segurança aos trabalhadores e usuários de eletricidade.

Análise de Rede

Esse estudo tem por objetivo solucionar problemas concernentes no consumo de energia elétrica como, por exemplo:

  • Tensão muito alta;
  • Tensão muito baixa;
  • Queima de componentes com excesso;
  • Medidor de energia elétrica com erro nos parâmetros; (potência ativa, reativa e aparente;
  • Dimensionamento de demanda e contrato de tarifação;
  • Adequação de ultrapassagem de demanda;
  • Harmônicas de tensão e corrente;
  • Fator de potência indutivo ou capacitivo;
  • Frequência;
  • Sag (É um aumento no nível de tensão que dura microssegundos). É principalmente devido a falhas na rede elétrica, atmosféricas e de manobras de cargas pesadas (Industrias);
  • Swell (Trata-se de um aumento momentâneo da tensão de vários ciclos de duração. É causada pela desconexão de grandes cargas e não se caracteriza uma sobretensão);
  • Transientes (Mudança súbita na condição de estado de tensão e/ou corrente);
  • Carregamento de Transformadores;
  • Opcionais: medições de arranque de motores e outros dispositivos que ajudam a determinar os níveis de disparos. Identificação de consumo de energia em máquinas ou setores.

Projetos de Subestação

Projetos de construção e manutenção de subestação elétrica

 

Subestação Elétrica trata-se de uma instalação de alta potência elétrica, contendo equipamentos para proteção, controle, transmissão, distribuição de energia. A Polaris Engenharia empresa especializada em desenvolvimento de projetos para subestações Elétricas além de construção e manutenção preventiva e corretiva em subestações e cabines primárias.

 

Desenvolvimento de projetos para subestações elétricas

 

A grande maioria de condomínios e estabelecimentos comerciais, como: supermercados, fábricas, que se enquadram em instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV necessitam de uma subestação elétrica.

Estudos e Projetos

Estudos para Implantação de Entradas de Energia

 

A Polaris, juntamente com seus engenheiros e técnicos altamente qualificados, atendendo a seu pedido, formatará o projeto adequado as suas necessidades, aplicando todas as normas de segurança, com o melhor da tecnologia disponível no mercado.

 

O que é Entrada de Energia?

 

Cabine primária é a entrada de energia elétrica ligada ao sistema de distribuição em média tensão. A unidade consumidora dever ser ligada ao sistema de distribuição em média tensão, compulsoriamente, quando a potência exigida pelo consumidor supera a potência máxima a qual a concessionária esteja obrigada a atender aos consumidores em baixa tensão. Também será atendida em média tensão o consumidor que optar por este sistema, exceto se localizado em zona de distribuição subterrânea. Muitos consumidores optam pela ligação em média tensão devido às tarifas reduzidas em relação às praticadas na baixa tensão.

Gerenciamento de Energia

Divisão especializada na gestão de contratos de fornecimento de energia elétrica em média tensão para consumidores de pequeno, médio e grande porte. Responde também pelo diagnóstico de instalações elétricas com o objetivo de identificar possíveis potenciais de economia e apresentar sugestões práticas de providências.

 

Com o objetivo de reduzir o valor unitário do Kwh, é feita uma análise da conta de energia elétrica, e é elaborado um estudo prévio com um percentual estimado de redução do valor do kW/h sem nenhum custo. No caso da contratação de nossos serviços os honorários serão calculados com base em um percentual da economia obtida que somente serão cobrados após a devida comprovação da redução do valor do KW/h pago.

 

A gestão de contratos de fornecimento corresponde ao serviço de consultoria voltado à identificação e ao aproveitamento das oportunidades de redução dos custos relacionados ao uso de energia elétrica. Colocar em prática ações e estratégias que promovem a redução do custo médio da energia elétrica da instalação (R$/MWh).

 

Quando a empresa contrata o serviço de energia elétrica, a concessionária leva em conta a carga elétrica instalada na entidade como um todo. A partir daí é contratada uma demanda que será suficiente para que a empresa realize suas atividades, sem perder dinheiro

 

É necessário um estudo detalhado com relação à energia consumida pela empresa, que leva em conta os horários de consumo. Isto porque, existem diferenças significativas quanto aos valores cobrados pela concessionária do serviço de energia elétrica.

 

Eliminação de reativos excedentes, através do controle do fator de potência (realizado pela implantação de um sistema de compensação reativa).

 

Contate nossa área comercial ou nos envie as suas 03 últimas faturas para uma análise sem compromisso através do e-mail contato@polaris-eng.com.br, coloque seus dados para que possamos retornar.

Termografia

Análise Termográfica

 

É o mais importante, preciso e seguro método de avaliação preventiva aplicado a componentes e instalações elétricas. A Termografia é a técnica que estende a visão humana através do espectro infravermelho. A vibração de campos elétricos e magnéticos que se propagam no espaço à velocidade da luz, gera uma onda eletromagnética e o conjunto dessas ondas forma o espectro eletromagnético a ser analisado. O Infravermelho é uma frequência eletromagnética naturalmente emitida por qualquer corpo com intensidade proporcional a sua temperatura.

 

Diagnóstico de Instalações

 

O diagnóstico de instalações elétricas tem por objetivo reduzir as perdas e melhorar a qualidade da energia elétrica das plantas industriais e comerciais. A termografia faz parte do processo de diagnóstico, sendo a forma mais eficaz de começar um estudo técnico sobre as condições apresentadas pelas instalações elétricas em uso.